CASES

O RFID, método inovador de identificação automática, foi um dos destaques da 8ª Olimpíada do Conhecimento, evento realizado pelo SENAI.

 

A 8ª Olimpíada do Conhecimento, realizada de 3 a 6 de setembro de 2014, no Expominas, em Belo Horizonte-MG,conheceu a maior competição de educação profissional das Américas e ainda teve a oportunidade de conferir de perto uma tecnologia inovadora. Trata-se do RFID (Radio Frequency IDentification), um método de identificação automática por meio de sinais de radio frequência que permite armazenar e recuperar dados remotamente por meio de dispositivos denominados etiquetas RFID ou tags. Esses dispositivos oferecem inúmeras possibilidades de uso, podendo ser colocados em um equipamento (ativo), roupa (uniforme) de um funcionário, animal, embalagens de produtos, entre outros.

 

No caso da Olimpíada do Conhecimento, a tecnologia estava presente na pulseira que foi entregue aos mais de 120 mil participantes e visitantes que realizaram previamente um cadastropara acesso ao evento. Segundo Maurício França, diretor da Aplicar Tecnologia, a utilização do RFID em eventos de grande porte é inédita no Brasil. “A alternativa a essa tecnologia seria o código de barras ou a tradicional catraca. Em comparação com essas ferramentas, o RFID é muito mais rápido e efetivo, gerando informações mais precisas e instantâneas. Além disso, a tecnologia possui um preço acessível e pode ser reaproveitada, pois o chip comporta gravação e regravação de dados”, explica.

 

Foto Case 01

 

Além de informar, em tempo real, quantas pessoas estão presentes no evento, o RFID é capaz de controlar o fluxo de pessoas e gerar relatórios com informações precisas. “A tecnologia oferece infinitas. É possível, por exemplo, saber quem entrou no evento, quem foi embora, qual o tempo permaneceu no local, onde as pessoas estão mais concentradas, controlar o acesso das pessoas a ambientes restritos, entre outros“, destaca Maurício.

 

Aplicar Tecnologia

 

A Aplicar Tecnologia é representante exclusivo para as Américas da Brooks Automation, um dos maiores difusores da tecnologia RFID no mercado europeu, e entre os maiores do mundo.

Barra Endereço